Ingredientes:
1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
¾ de colher de chá de cravos inteiros
2 paus de canela
1 anis estrelado
5 xícaras de meio a meio[1]
1 xícara de água
1 colher se chá de puro extrato de baunilha[2]
1 pedaço (de 4cm) de gengibre fresco, sem casca, fatiado
¼ de colher de chá de casca de laranja (raspada ou ralada – só a fina casquinha externa)
6 colheres de chá preto (tipo indiano – do Sri lanka: Darjeeling ou Ceilão)
3 colheres de sopa de mel
Modo de fazer:
Coloque a pimenta do reino, os cravos, canela e o anis estrelado num triturador de especiarias[3]. Triture por cerca de 30 segundos e reserve.
Numa vasilha média, sobre fogo baixo, ferva o meio a meio com a água e a baunilha. Quando entrar em ebulição, adicione as especiarias trituradas, o gengibre e a casca da laranja. Deixe ferver por 10 a 15 minutos em fogo bem brando. Adicione o chá e continue fervendo por mais 4 a 6 minutos. Misture o mel, coe e sirva em canecas individuais.
Serve 4 xícaras (de 250 ml)
Valor calórico por porção: 480 (67% da gordura do leite)
A adição de outras especiarias, deixando a bebida mais ou menos picante, é comum no Masala Chai - na Índia - ver receita
A adição de outras especiarias, deixando a bebida mais ou menos picante, é comum no Masala Chai - na Índia - ver receita
[1] Meio a meio é a mistura de creme de leite fresco (de garrafinha) com leite integral – qualquer medida que se faça, a proporção é esta. O leite integral pode ser substituído por leite de soja ou desnatado, mas não sem comprometer o sabor.
[2] A essência comercial da baunilha, comum no mercado, disfarça bem, mas não convence...
[3] Comprar esses ingredientes moídos é uma opção para quem não tem o triturador (elétrico ou pilão), mas é preciso saber que o sabor fica comprometido – nada iguala o efeito (aroma e paladar) do chá feito com especiarias trituradas na hora do preparo.